Reservas
Como chegar até nós
Parcerias
Ofertas
  • English
  • Português
  • Rio Maior

    Integrado na zona da Estremadura Ribatejana, o concelho de Rio Maior situa-se numa área de transição onde as influências do Ribatejo e do Litoral se mesclam, dando lugar a um espaço cheio de originalidade. As várias linhas de água que percorrem o seu território constituem uma densa rede hidrográfica, da qual se destaca o rio Maior que deu nome à localidade e concelho.

    O Norte do concelho, delimitado pela Serra dos Candeeiros e integrado no Parque Natural das Serras D´Aire e Candeeiros, apresenta um variado número de grutas e algares naturais. Para Sul são mais evidentes as planuras e consequentemente, as influências ribatejanas.

    O Norte do concelho de Rio Maior integra-se na área protegida do Parque Natural das Serras D´Aire e Candeeiros, da qual também fazem parte as Salinas de Rio Maior.

    As Salinas, ou Marinhas de Sal, como também são conhecidas, encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros, rodeadas de arvoredo e terras de cultivo.

    O conjunto apresenta-se como uma minúscula aldeia de ruas de pedra e casas de madeira, junto à qual se destacam uns curiosos tanques de formas e dimensões irregulares, que a partir da Primavera se enchem de água salgada dando origem a alvas pirâmides de sal.

    Nos vários povoados desta região – Pé da Serra, Vale de Laranjas, Teira, Portela de Teira e Alcobertas – destacam-se as culturas de sequeiro, a oliveira e os rebanhos. Da limpeza dos terrenos nascem os muros de pedra solta delimitadores da propriedade, os redis de gado, os abrigos de pastores e as eiras.

    A Serra dos Candeeiros domina a paisagem da região, que corresponde a um ambiente típico de uma zona montanhosa e calcária, de aspeto seco e agreste com reduzida vegetação

    Alcobertas é a segunda maior freguesia do concelho de Rio Maior. O nome vem do árabe e refere-se ao facto do vale se encontrar coberto de neblina durante parte da manhã, encobrindo a povoação.

    A riqueza natural deste território cedo atraiu o homem, pelo que a sua presença remonta pelo menos ao Neolítico, período a partir do qual existem vestígios da sua presença, como é o caso do Dolmen de Alcobertas.

    O Dolmen, monumento megalítico de carácter funerário, é uma construção típica do Neolítico Final, encontrando-se entre os dez maiores da Península Ibérica. Este monumento pré-histórico foi adaptado ao Cristianismo e tornou-se local de culto, vindo sucessivamente a ser aumentado. No interior da Igreja que agora ali existe sobressaem, pela sua qualidade e antiguidade, a Pia Batismal e a Pia de Água Benta, ambas do século XVI.

    Se visitar a aldeia de Casais Monizes, num dos pontos mais elevados do concelho de Rio Maior, não deixe de reparar nos moinhos de vento abandonados e, sobretudo, na magnífica paisagem que se alcança em todas as direções. O percurso é feito através de caminhos pitorescos rodeados de vegetação característica desta serra.

    Pergunte-nos mais sobre o incrível património natural e histórico de Rio Maior. Temos a certeza que o poderemos orientar na descoberta do seu próximo roteiro por esta região.

    reservas@moinhodoavoto.pt

    (+351) 918 470 020

    Moinho do Avô Tó

    Estrada da Serra dos Candeeiros
    Alto da Serra
    2040-063 Rio Maior

    Os nossos parceiros: Airbnb, Booking

    2022 © Todos os direitos reservados

    Powered by Say-U